domingo, 18 de novembro de 2012


Diferença entre países centrais, emergentes e periféricos

Países Centrais: 
Os países centrais são os mais ricos e que conseguem melhores relações nas trocas comerciais internacionais. Afinal, eles possuem mais tecnologia e assim conseguem atribuir maior valor agregado aos produtos que comercializam: os produtos industrializados.
Exemplo dos principais paísesEstados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e  Bélgica

- Renda 
: A média do PIB (produto interno bruto) dos países centrais é em torno de 10.000 dólares/ano.
- Emprego: o desemprego não é algo que afeta grande parte dos países desenvolvidos, até por que, esse também é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento. A taxa de desemprego fica em torno de 2% a 3% 
- Moradia: Outro "ponto forte" dos países centrais está relacionado à moradia, na maioria dos casos é de excelente qualidade e os índices de sem teto são mínimos.
- Educação: A educação é algo priorizado nesses países, e a maior parte da população consegue concluir o ensino superior.
- Saúde:  A saúde nesses países é mais voltada a 3° idade, pois como esses países não sofrem com problemas de infraestrutura, como por exemplo, o esgoto, os problemas relacionados à saúde são reduzidos.
- Segurança: Nos países desenvolvidos contemporâneos, o assassinato tornou-se raro, a segurança é mantida 24 horas por agentes, polícias, e câmeras de monitoramento.


Países Emergentes: um país emergente é um país em desenvolvimento que possui um padrão de vida relativamente baixo, uma base industrial em desenvolvimento e um índice de desenvolvimento humano variando de médio a elevado. Normalmente esta denominação é utilizada para referenciar países com grau de desenvolvimento intermediário, situados abaixo do nível dos países desenvolvidos, mas em estágio superior se comparados com os países menos desenvolvidos do mundo.
Exemplo de principais países:  Brasil, China e a Índia

- Renda : PIB entre 5 e 8 mil dólares  
- Emprego: Possui crescimento positivo na geração de empregos
- Moradia: O governo desses países procuram a cada dia diminuir o numero de desabrigados e moradores de rua 
- Educação: A educação tem recebido uma atenção especial, principalmente por ter várias falhas, e o IDH está entre os níveis médios e altos.
- Saúde: Os países emergentes vivem atualmente, uma verdadeira epidemia de obesidade, o que tem levado os governos a tomar rápidas atitudes 
- Segurança: A segurança nesses países é um pouco deficiente e precisa de rápidas mudanças. 


Países Periféricos: 
Os países periféricos não atingiram o grau de desenvolvimento econômico e nem o poder político dos países centrais. Nas relações de trocas, estes comercializam mais as matérias-primas e, eventualmente, conseguem agregar algum valor a estes produtos, mas sempre em grau muito baixo.
Exemplo dos principais países: As maiores partes dos países subdesenvolvidos ficam na Ásia, na África e na América Latina.

- Renda : 
Os países considerados periféricos possuem um PIB baixíssimo.
- Moradia: Níveis precários de moradia
- Educação: Esses Países são carentes até na educação básica
- Saúde: Há uma enorme faixa de precariedade na saúde
- Segurança: No quesito segurança, nenhum dos países classificados como periférico possui segurança de qualidade. 
Mapa com divisão dos países

Gráfico com as principais informações 

Conclusão


Pelo o que foi possível observar das informações apresentadas os países periféricos são aqueles que são menos desenvolvidos do que o semi-periferia e países centrais . Estes países normalmente recebem uma parcela desproporcionalmente pequena da riqueza global .País subdesenvolvido, país menos avançado ou país menos desenvolvido são países que, de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo.Emergente País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.